A morte de Omar Pasquim (Francisco Cuoco) resulta na primeira grande reviravolta de Cobras e Lagartos (2006), sucesso de João Emanuel Carneiro em cartaz no Viva. O milionário deixa parte de sua fortuna para Duda (Daniel de Oliveira), mas é Foguinho (Lázaro Ramos) quem fica com a grana.

    O malandro sabe que Duda é o verdadeiro herdeiro, mas se deixa levar pela vida de luxo proporcionada pela fortuna. Por conta disso, Foguinho passa a novela toda numa crise de consciência, dividido entre o dinheiro e a vontade de fazer a coisa certa.

    Porém, ao longo da trama, Foguinho se torna alvo de chantagem dos vilões e vê sua farsa ruir quando o próprio Duda descobre a verdade. O malandro também acaba morrendo no final da novela, num desfecho surpreendente.

    Quem fica com a fortuna de Omar em Cobras e Lagartos?

    Buscando fazer com que sua fortuna não caia nas mãos de seus parentes interesseiros, Omar Pasquim faz um testamento onde deixa parte de seu patrimônio para Bel (Mariana Ximenes) e outra parte para Duda.

    No entanto, Omar morre sem revelar a verdade para o mocinho, que acredita que ele é Pereira, um humilde faxineiro. Assim, quando o testamento é aberto, ninguém entende nada, já que ninguém sabe quem é Daniel Miranda, indicado como um dos herdeiros.

    Mas, como Foguinho também se chama Daniel Miranda, a fortuna acaba ficando com ele. O malandro sabe que não é o verdadeiro herdeiro, e até tem uma carta escrita por Omar para Silvana (Totia Meirelles) que revela toda a verdade. Porém, ao ficar rico e conquistar a atenção de Ellen (Taís Araújo), seu grande amor, Foguinho decide manter a farsa.

    Quando Duda descobre que é o herdeiro de Omar em Cobras e Lagartos?

    No decorrer de Cobras e Lagartos, Foguinho sofre com sérias crises de consciência. Ele vê o espírito de Omar constantemente, que tenta convencê-lo a dizer a verdade. Além disso, Foguinho acaba tendo seu segredo descoberto, o que o deixa em maus lençóis.

    Ellen, por exemplo, encontra a carta de Omar e descobre que Foguinho não é o herdeiro, e decide utilizar essa informação para chantageá-lo. Com isso, a interesseira se torna a presidente da Luxus. Mais adiante, é Estevão (Henri Castelli) quem encontra a carta e passa a ter Foguinho e Ellen em suas mãos.

    Já Duda se aproxima da verdade apenas na reta final da novela. No capítulo 148, o mocinho vê uma propaganda com Omar e logo percebe que ele e Pereira eram a mesma pessoa. No capítulo 149, o rapaz liga os pontos e conclui que é ele o verdadeiro herdeiro de Omar.

    O que acontece com Foguinho no final de Cobras e Lagartos?

    Na reta final de Cobras e Lagartos, Leona (Carolina Dieckmann) – que, a esta altura, teve um filho com Duda – enlouquece de vez e coloca fogo na Luxus. O incêndio acaba matando a própria Leona, enquanto coloca a vida de Duda em perigo.

    Mas o mocinho é salvo por Foguinho, que acaba se sacrificando para poupar a vida de Duda. A morte de Foguinho causa uma enorme comoção, e faz até com que Ellen finalmente admita que o ama de verdade.

    Foguinho vai parar numa espécie de purgatório, onde encontra Omar. O milionário, por sua vez, diz que o rapaz fez uma boa ação ao salvar a vida de Duda. Depois disso, Foguinho ressuscita no último capítulo da novela e tem um final feliz ao lado de Ellen. Os dois passam a vender profiteroles no Saara e formam uma família com seus quadrigêmeos.

    Duda também tem um final feliz ao lado de Bel. Eles criam juntos o filho que ele teve com Leona, e Bel acaba engravidando de gêmeos no desfecho da trama.

    Share.