Cobras e Lagartos (2006), novela de João Emanuel Carneiro em exibição no canal Viva, tem vilões para todos os gostos. Um deles é Estevão (Henri Castelli), amante e comparsa de Leona (Carolina Dieckmann).
O mau-caráter fica noivo de Bel (Mariana Ximenes) para aplicar um golpe na mocinha, que é herdeira do milionário Omar Pasquim (Francisco Cuoco). Além da grana, ele pretende se vingar do empresário, pois acredita que o império da Luxus foi construído às custas das desgraças de sua família.
Dissimulado, Estevão apronta muito durante a novela, mas acaba sendo misteriosamente assassinado no final da história. A revelação do criminoso só acontece no último capítulo.
Quem é Estevão em Cobras e Lagartos?
Para isso, Estevão finge ter uma doença terminal e se passa por uma boa pessoa, mas, na verdade, é um mau-caráter ressentido. Omar descobre que o vilão não é flor que se cheire ao se disfarçar de Pereira, um faxineiro, e se tornar alvo constante das grosserias do malvado.
Além disso, Estevão acredita ter direito a toda fortuna de Omar. Isso porque, no passado, Omar comprou o negócio que pertencia ao seu pai, Otaviano (Herson Capri), e o transformou num império. Por isso, ele pretende ocupar o lugar de Omar à frente da Luxus.
O que acontece com Estevão em Cobras e Lagartos?
Porém, na reta final da trama, Estevão tem um final trágico. O vilão morre assassinado no capítulo 166, que foi ao ar originalmente em 2 de novembro de 2006. Ele cai morto do alto de um mezanino bem no meio de um desfile da Luxus, deixando todo mundo chocado.
Depois disso, vários personagens passam a agir de modo suspeito, indicando que podem ter participação no crime. Letícia (Cleo), por exemplo, discute com Estevão pouco tempo antes de sua morte e aparece com o sangue dele na roupa. Já Silvana (Totia Meirelles) aparece chegando em casa com a roupa rasgada. A tesoura usada no crime, inclusive, é encontrada na casa de Bel, que é presa. Porém, a mocinha logo é libertada.
Quem matou Estevão em Cobras e Lagartos?
Porém, ao ser levada pelos guardas, Letícia vê uma mulher ruiva de costas e se lembra que a viu na Luxus no dia do crime. A mocinha avisa Luciano (Carmo Dalla Vecchia), que vai atrás dela e arma uma arapuca. Ao entrar no mesmo cinema onde a mulher misteriosa entrou, ele descobre que se trata de Madá (Nanda Costa).
A pilantra, então, confessa que matou Estevão porque o ajudou em seus planos de separar Duda e Bel, mas ele não lhe pagou o que prometeu. Luciano grava a confissão, que é ouvida também pelo delegado, e Madá é presa na mesma hora. Com isso, Letícia é libertada e tem um final feliz ao lado de Luciano.