O que aconteceu com Yara Cortes, a Dona Maroca de A Viagem?

01/08/2024 às 23h52

Por: Vitor Peccoli
Imagem PreCarregada
Yara Cortes em A Viagem

Odete Cipriano Serpa, mais conhecida como Yara Cortes, está no ar atualmente em A Viagem (1994), novela reprisada pelo Viva na faixa das 12h15. Conhecida por várias novelas na Globo, a atriz teve um fim melancólico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A veterana, que nasceu no dia 22 de setembro de 1921, no Rio de Janeiro (RJ), integrou o elenco do remake da trama escrita por Ivani Ribeiro. No folhetim, ela interpretou Dona Maroca.

Mãe de Raul (Miguel Falabella), Diná (Christiane Torloni), Estela (Lucinha Lins) e Alexandre (Guilherme Fontes), ela é uma mulher meiga, que esbanja bondade e adora a neta Patty (Viviane Ribeiro).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Da criação em internato à carreira artística

Nascida em uma família rica, Yara Cortes chegou a servir como enfermeira do Exército Brasileiro em Parnamirim (RN) durante a Segunda Guerra Mundial, além de ter trabalhado como aeromoça. Criada em um internato, desde jovem ela começou a demonstrar sua vocação para o teatro.

Ela iniciou a carreira artística em 1938, quando entrou na Companhia de Teatro Dulcina. Foi aí que ela começou a participar de vários espetáculos, iniciando em seguida sua trajetória no cinema, em 1939.

LEIA TAMBÉM:

Yara começou na televisão em 1951, no Grande Teatro Tupi, interpretando vários personagens. Depois de morar nos Estados Unidos entre 1965 e 1969, participou de Os Acorrentados (1969), da Record, que foi sua primeira novela.

O que aconteceu com Yara Cortes, a Dona Maroca de A Viagem?

Anos depois, entrou na Globo em Minha Doce Namorada (1971) e participou de várias novelas no canal, com papéis de destaque em tramas como O Rebu (1974), O Casarão (1976), Dona Xepa (1977), Marron Glacê (1979) e Ti Ti Ti (1985).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na sequência, esteve em produções como Roda de Fogo (1986), Mandala (1987), Pacto de Sangue (1989), Top Model (1989), Mico Preto (1990) e Felicidade (1991), até ser escalada para viver a Dona Maroca no remake de A Viagem.

Sua última novela foi História de Amor (1995), em que viveu a personagem Olga. Em seus últimos anos de atuação, também na Globo, a atriz participou de alguns episódios do programa Você Decide, entre os anos de 1998 e 1999.

Qual foi a causa da morte de Yara Cortes?

Yara Cortes morreu três anos depois, no dia 7 de outubro de 2002, aos 81 anos.

Sem nenhum filho, a artista, que nunca se casou, ficou durante anos morando em um pequeno apartamento localizado em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, onde criava dezenas de passarinhos.

A atriz sofria com um câncer de pulmão. Já debilitada por conta do problema de saúde, ela morreu vítima de insuficiência respiratória e foi sepultada no Cemitério São João Batista, em Botafogo, também na zona sul da cidade.

Autor(a):

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.