Com o retorno de Alma Gêmea (2005) no Vale a Pena Ver de Novo, a atriz Liliana Castro voltou ao ar. Ela viveu Luna no clássico de Walcyr Carrasco.
Foi a quarta novela da carreira da atriz, que fez diversos trabalhos na televisão brasileira. Mas a trama, que foi um grande sucesso de audiência, ficou marcada na vida de Liliana Castro também por conta de uma perda trágica.
A atriz está afastada das novelas há 14 anos, desde que esteve em Ribeirão do Tempo (2010), da Record.
Papel mais marcante
Dentre as várias novelas de Liliana Castro, Alma Gêmea, sem dúvidas, é a mais marcante. A atriz interpretava Luna, o grande amor de Rafael (Eduardo Moscovis), que morre no primeiro capítulo após uma armação da prima, a invejosa e malvada Cristina (Flavia Alessandra).
Na trama de Walcyr Carrasco, a alma de Luna volta à Terra pouco tempo depois de sua morte, reencarnando em Serena (Priscila Fantin). Mas Liliana Castro segue na trama, aparecendo como Luna em flashbacks e também em cenas em que fica frente a frente com Serena.
O que aconteceu com Liliana Castro, a Luna de Alma Gêmea?
Liliana Castro fez muito sucesso em Alma Gêmea e até hoje é lembrada pela novela. Porém, nem tudo foram flores durante as gravações da trama, em 2005. A atriz passou por uma tragédia em sua vida pessoal.
Durante as gravações, Liliana perdeu seu irmão tragicamente. Mas, em meio à tristeza, ela contou com o apoio incondicional da equipe da trama e, principalmente, dos colegas de elenco Priscila Fantin e Emiliano Queiroz.
“A verdade é que as perdas não se superam. O que acontece é que com o tempo, aprendemos a conviver com elas. Como me ensinou o meu querido Emiliano Queiroz, com sua eterna sabedoria e sensibilidade: ‘A dor não passa, mas com o tempo, aprendemos a sentir mais a presença de quem amamos, do que a falta”, recordou, ao Gshow.
Apesar da tristeza, Liliana Castro seguiu firme em sua carreira. Tanto que, na mesma época da novela, a atriz fez faculdade de cinema e, em seguida, concluiu um mestrado em artes cênicas em Londres, onde também estudou interpretação e dança.
Por onde anda Liliana Castro, a Luna de Alma Gêmea?
Filha de um diplomata brasileiro e mãe argentina, Liliana Castro nasceu no Equador e morou em oito países diferentes, só vindo ao Brasil com 16 anos. Sua estreia na TV foi numa participação em Força de um Desejo (1999), na Globo.
Em seguida, Liliana, que atualmente tem 44 anos, virou apresentadora na Fox Kids e viveu a vilã Polca no infantil Ilha Rá-Tim-Bum (2002), da TV Cultura. No mesmo ano, retornou à Globo em Sabor da Paixão, emendando com Da Cor do Pecado (2004) e Alma Gêmea.
Em 2007, migrou para a Record, atuando em Caminhos do Coração, Os Mutantes (2008) e Ribeirão do Tempo. Nos anos 2000, Liliana Castro apareceu nas séries Fora de Controle (2012), Só Garotas (2014) e Psi (2017-2019).
A atriz mora nos EUA desde 2012. Por lá, ela também se tornou apresentadora do canal Socratica, no YouTube.
“Nunca vivi muito tempo no mesmo lugar. Quando não mudava de país, mudava de cidade, ou casa. Talvez no futuro seja novamente no Brasil, talvez qualquer outro país onde eu sinta que precise estar”, concluiu.