Quatro anos após o lançamento da CNN Brasil, um novo canal de notícias chega ao país: se trata da CNBC, canal de economia e negócios que pertence à NBC, a maior rede de TV aberta dos Estados Unidos.

    Liderado por Douglas Tavolaro (ex-Record e CNN Brasil), o canal multiplataforma, que foi anunciado recentemente no Brasil, terá uma sede no edifício triplo Berrini One, que está localizado em uma área comercial bastante conhecida de São Paulo.

    No local, que tem dois mil metros quadrados, serão produzidos os telejornais e programas da emissora, tendo a vista panorâmica da cidade como cenário.

    Além disso, o lugar também abrigará a redação do canal e áreas técnicas e operacionais. Lá também ficará a estrutura de gestão da empresa, como a presidência e o departamento comercial.

    Como será a CNBC Brasil?

    A versão brasileira da CNBC, no entanto, será um canal de jornalismo num formato diferente. Ao contrário da matriz norte-americana, que tem toda a sua grade dedicada a notícias sobre economia e negócios, a filial no Brasil explorará outros assuntos e atrações.

    O foco da CNBC Times Brasil será economia e negócios, mas o canal também vai apostar em notícias de política, esportes e entretenimento.

    A emissora, inclusive, deverá ter até mesmo reality shows, com formatos na mesma linha do Shark Tank e O Aprendiz, por exemplo.

    Aposta em ex-globais

    O time de apresentadores da CNBC Brasil já começou a ser montado. O primeiro nome foi o de Christiane Pelajo, que deixou a Globo em 2022, após 26 anos de trajetória na emissora, onde integrou a equipe de jornalistas que colocou a GloboNews no ar.

    Na nova emissora, Pelajo vai apresentar um dos principais jornais do horário nobre. Ela, porém, não é a única global anunciada.

    Outro ex-Globo que integrará o novo canal é Fábio Turci. Dispensado da rede da família Marinho em abril de 2023, depois de 23 anos atuando como repórter, correspondente internacional e âncora eventual dos jornais da emissora, ele é o novo reforço do canal de negócios.

    Nova CNN Brasil?

    Desde sua chegada, a CNBC Brasil está sendo visto como uma “nova CNN Brasil”, que em sua estreia contratou vários ex-jornalistas da Globo, como Evaristo Costa, Monalisa Perrone, William Waack, Mari Palma e Phelipe Siani.

    A presença de ex-globais, no entanto, não é a única semelhança entre as duas. O novo canal está sendo implantado por Douglas Tavolaro, que foi o responsável por colocar no ar a CNN Brasil.

    “A empresa terá toda infraestrutura necessária para produzir informação com qualidade. O mais importante é o nosso compromisso com a independência na produção de um modelo de jornalismo que ainda não existe no Brasil”, declarou Tavolaro.

    A estreia da CNBC Brasil está prevista para o segundo semestre de 2024 na TV paga e em plataformas digitais.

    Share.