Confira o resumo dos capítulos 55 a 60 de Tieta, novela produzida pela Globo em 1989:

    Capítulo 55

    Leonora se recusa a ler a carta. O coronel chama novamente Imaculada para a lição, mas Filó lhe diz que ela está narrando uma história para as meninas. Ele vai escutar e acaba dormindo. Carol conta a Osnar o que fez com Modesto e ele acha que ela se precipitou. Leonora fala para Tieta da carta de Helena. Carol pede desculpas a Modesto e ele lhe devolve o dinheiro. Tieta aconselha Carmosina a desmascarar Helena.

    Capítulo 56

    Carmosina então procura Ascânio e lhe diz que pode provar que Helena o está enganando. Ascânio confessa a Carmosina que não sabe se deve ler a carta. Depois, decide não ler e a guarda na gaveta. Helena ofende Rafa e diz q ela não passa de uma empregada. Ascânio pega na carta e fica na dúvida se deve ler ou não. Pirica revela a Osnar, Timóteo e Amintas que Dário mergulha todo dia no mar e eles acham que o Comandante está escondendo algo. Elisa pede a Tieta para levá-la de Santana.

    Capítulo 57

    Tieta diz à irmã que ela está se iludindo. Cosme avisa a Ricardo que o Padre quer falar com ele. Ricardo não vai à igreja. Tieta diz a Tonha e Timóteo que Elisa deve se tratar do sonambulismo. O Padre pergunta a Ricardo se está fugindo dele.O Padre diz a Ricardo que precisa ouvir sua confissão. Ricardo conta a Tieta o que o Padre falou e ela resolve ir conversar com ele. Helena relata a Ascânio sua briga com Rafa. Ele vai falar com Rafa e lhe pede para ficar, mas ela vai embora. Helena vê Ascânio com a sua carta. Silvana pede a Dário para lhe ensinar a mergulhar. Helena encontra a carta. Ascânio chega e a arranca de sua mão. Ele a lê e fica perplexo.

    Capítulo 58

    Tieta pede a Perpétua para convocar a família para uma reunião. Ascânio manda Helena embora. Ascânio diz a Helena que leu na carta que seu amante a abandonou e por isso ela voltou. Ela tenta negar, mas Ascânio não a ouve e ela vai embora. Silvaria discute com Marcolino. Imaculada continua a história e o coronel não dá a lição. Helena pede para ficar na casa de Elisa, mas Timóteo não permite. Depois, ela vai à pensão de Milu e Carmosina mente que não há vagas. Cinira conta a Tieta e Leonora que Ascânio expulsou Helena de casa. Tieta fica com pena e pede a Carmosina para aceitar Helena na pensão.

    Capítulo 59

    Carmosina resolve atender Tieta e recebe Helena. Elisa faz as pazes com Timóteo. Helena diz a Milu que ama Ascânio e que não vai desistir dele. Helena vai falar com Ascânio e lhe lembra que a carta é datilografada, ou seja, pode ter sido escrita por qualquer um. Ela acusa Carmosina e diz também que ele vai se arrepender do que fez. Depois, ela viaja para Esplanada. Zuleika entrega o dinheiro da noite beneficente para o Padre. Este pede a Tieta para convencer Ricardo a se confessar. Leonora procura Ascânio.

    Capítulo 60

    Leonora oferece sua amizade a Ascânio e diz que vai ajudá-lo no que ele precisar. Carmosina conta para a mãe o que dizia a carta do amante de Helena. Rala volta a trabalhar para Ascânio. Tieta aconselha Ricardo a confessar toda a verdade para o Padre. Cinira vê Amintas sair da casa de Amorzinho, mas esta se recusa a dizer o que ele foi fazer lá. Perpétua aconselha Cinira a vigiar Amorzinho- Silvana se oferece a Dário para combater Ascânio e o progresso. Ricardo confessa ao Padre que pecou contra a castidade.

    Clique aqui para conferir o resumo dos capítulos 61 a 66 de Tieta

    Clique aqui para conferir o resumo de todos os capítulos de Tieta

    Share.