5 estrelas que foram parar no Retiro dos Artistas: “Não tinha para onde ir”
18/09/2024 às 18h50
Fundado em 1918, o Retiro dos Artistas é uma instituição que acolhe famosos idosos que passam por dificuldades financeiras e emocionais, são abandonados pela família ou não têm onde morar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Muitos nomes conhecidos do público moram ou já passaram pelo local, que fica em Pechincha, na Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ). Um deles é Rui Rezende (foto acima), marcado eternamente pelo papel de Astromar Junqueira em Roque Santeiro.
Confira cinco exemplos na lista abaixo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cláudio Corrêa e Castro
Um dos maiores nomes da história da teledramaturgia brasileira, Cláudio Corrêa e Castro passou por momentos difíceis no fim da vida.
Em 2003, o ator, então com 75 anos, havia acabado de passar por um episódio muito traumático: a separação da então esposa Miriam, com quem viveu 20 anos e teve dois filhos. Entre outras coisas, ele precisou deixar sua luxuosa casa no bairro de São Francisco, em Niterói (RJ).
LEIA TAMBÉM:
● Arrependida, primeira Belinha de Cabocla hoje vende salgados
● Quais artistas de América já morreram? Confira a lista completa
● Saiba o que aconteceu com Mônica Fraga, a Leninha de Cara e Coroa
Doente e sem dinheiro, não teve escolha: foi morar no Retiro dos Artistas.
“Tinha problemas pessoais graves e não tinha para onde ir. Precisava estar num lugar como o Retiro, onde eu não gastasse nada e cuidassem de mim”, declarou à imprensa, na época.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cláudio confirmou que atravessa sérios problemas financeiros.
“Sou péssimo administrador. Ganhei muito bem, mas não soube controlar meu dinheiro. Comprava tudo sem pensar. Nunca soube dizer não. As dívidas são as únicas coisas que me atormentam”, completou.
O ator morreu em 16 de agosto de 2005, aos 77 anos.
Berto Filho
Famoso apresentador de programas como Jornal Nacional, Jornal Hoje e Fantástico, da Globo, além de ter passado por outros canais, Berto Filho terminou sua vida sendo acolhido no Retiro dos Artistas.
Berto deixou a Globo em 2008; antes disso, processou a RedeTV! pela falta de pagamento referente aos meses que trabalhou na transição entre a Manchete e a nova emissora.
O jornalista morreu em 12 de março de 2016, aos 75 anos, em decorrência de um câncer na garganta que se espalhou pelo cérebro.
Rui Rezende
Lembrado eternamente pelo papel de Professor Astromar, o Lobisomem de Roque Santeiro, Rui Rezende voltou à tela da Globo em Um Lugar ao Sol, novela das nove exibida entre 2021 e 2022.
Atualmente com 86 anos, o ator voltou à mídia em 2019, ao se mudar para o Retiro dos Artistas, para, segundo ele, ficar mais próximo dos amigos.
“Quero ser feliz”, declarou em vídeo postado nas redes sociais.
Paulo César Pereio
Veterano ator, locutor e narrador, Paulo César Pereio, atualmente com 81 anos, vive desde março de 2020 no Retiro dos Artistas. Em entrevista ao jornal Extra, o profissional disse a ida para o abrigo foi somente uma maneira “de se salvar” em virtude da pandemia do novo coronavírus.
“Estou aqui desde o começo da pandemia, dessa crise do coronavírus. Achei que vir para cá seria uma maneira de me salvar. Vim para sobreviver. Eu moro em São Paulo, tenho meu apartamento lá. Não teve outro jeito. Mas estou bem de saúde”, contou.
“Nunca na minha vida trabalhei por dinheiro. Trabalhei bastante e nunca fiquei nem estou na penúria. O fato de eu estar aqui pode dar a ideia de que o cara está retirado, mas não estou. Ando aqui com uma tranquilidade absoluta, o que eu não poderia fazer na rua. Aqui tenho comida, sou bem cuidado e estou protegido”, completou.
Maria Lúcia Dahl
Musa da Globo nos anos 1970 e 1980, Maria Lúcia Dahl esteve em diversas novelas, como O Espigão, Gabriela, Espelho Mágico, Dancin’ Days, Bambolê, Olho por Olho e Salsa e Merengue.
A atriz, oriunda da família que criou o famoso Rhum Creosotado, deixou para trás o passado milionário e terminou seus dias no Retiro dos Artistas, morrendo em 16 de junho de 2022, aos 80 anos, devido a complicações nos rins e Mal de Alzheimer.