Com uma longa carreira, Walderez de Barros – intérprete de Adelaide, a avó de Luna (Liliana Castro) em Alma Gêmea (2005) –  está afastada das novelas há cinco anos. No entanto, aos 82 anos de idade, ela se recusa a parar de trabalhar.

    Na trama escrita por Walcyr Carrasco, a atriz vive Adelaide, a avó de Luna e Cristina (Flávia Alessandra), que sofre muito após a perda de sua neta preferida e descobre que ela reencarnou em Serena (Priscila Fantin).

    Walderez iniciou a carreira no fim dos anos 60, quando integrou o elenco de Beto Rockfeller (1968), da extinta TV Tupi. Ela estreou na Globo somente 21 anos depois, na minissérie Sampa (1989).

    Depois de uma passagem pelo SBT, onde esteve em Brasileiros e Brasileiras (1990), a veterana engatou uma longa trajetória na Globo, tendo no currículo novelas como Cara & Coroa (1995), O Rei do Gado (1996), Laços de Família (2000), Mulheres Apaixonadas (2003), Alma Gêmea, entre vários outras produções.

    O que aconteceu com Walderez de Barros, a Adelaide de Alma Gêmea?

    Após participar do folhetim das 18h como Adelaide, Walderez continuou fazendo novelas na Globo. Ela emendou trabalhos em Páginas da Vida (2006), Ciranda de Pedra (2008), Paraíso (2009), Escrito nas Estrelas (2010), Morde & Assopra (2011), Salve Jorge (2013), Sete Vidas (2015), além de outros projetos.

    Em 2019, a atriz participou pela última vez de uma novela — até o momento — no remake de Éramos Seis. No ano seguinte, participou da série Hebe, do Globoplay. Em entrevista à revista Quem em 2023, ela confessou que não gosta de assistir as reprises das novelas e séries das quais participou.

    “Tenho um certo pânico de assistir a um trabalho que eu tenha feito. Em geral, não vejo, só as novelas mais antigas, quando ainda ficava vendo aquilo que eu tinha feito e sofrendo muito, porque eu achava que eu podia ter feito bem melhor. Depois de um tempo passei a não ver mais para não sofrer”, contou ela.

    Por onde anda Walderez de Barros?

    Com mais de oito décadas de vida, Walderez afirmou que não quer parar de trabalhar e que espera poder fazer coisas que ainda deseja.

    “Gosto de viver porque tem tanta coisa boa que ainda quero fazer. Espero que dê tempo, pelo menos um pouquinho…”, disse.

    A atriz, que tem três filhos, seis netos e uma bisneta, não abre mão de atuar e disse que se sente mais feliz ao trabalhar.

    “Eu sou uma velhinha simpática de 82 anos e eu adoro a minha idade. Eu adoro a vida que eu tenho, adoro como eu sou hoje, o meu trabalho, porque eu continuo trabalhando. Graças a Deus, tenho boa saúde, quer dizer, com todas as mazelas da minha idade”, pontuou.

    “O meu corpo já tem as suas deficiências da idade também, eu já não consigo mais subir uma escada correndo, como eu fazia antes, mas andando eu consigo, graças a Deus. E eu acho, não acredito que possa surgir um trabalho, a não ser em teatro, mas um trabalho muito grande, porque também não sei até que ponto eu resistiria ficar. Mas eu resisto…”, declarou.

    Como está Walderez de Barros atualmente?

    Walderez de Barros em foto recente
    Walderez de Barros em foto recente

    Nos últimos anos, Walderez de Barros se dedicou a trabalhos mais curtos. Fora das novelas desde 2019, ela esteve na série Independências (2022), da TV Cultura.

    “Está havendo um mercado de trabalho muito bom, com as séries, o que é ótimo e eu tenho feito. Eu fiz recentemente, com o Luiz Fernando Carvalho, a minissérie ‘Independências’, aquela coisa maravilhosa que ele fez para a TV Cultura e para a TV de Portugal. Fiz a Dona Maria Louca, adorei fazer, adorei a experiência, aprendi a cantar canto gregoriano. Me diverti demais. Me orgulho muito de ter participado dessa série”, garantiu.

    No ano passado, a atriz esteve na série Betinho: No Fio da Navalha (2023), do Globoplay, em que interpretou Dona Maria, a mãe do sociólogo e ativista. Walderez também integra o elenco da segunda temporada de Os Outros, lançada recentemente no Globoplay.

    Share.