De volta ao ar na reprise de Alma Gêmea (2005), em exibição no Vale a Pena Ver de Novo, Emiliano Queiroz continua com sua carreira, mas em trabalhos mais curtos e está há um tempo fora da televisão.

    No folhetim de Walcyr Carrasco, o ator interpreta Bernardo, o tio Nardo de Mirna (Fernanda Souza) e Crispim (Emilio Orciollo Netto). Com forte sotaque caipira, ele trabalha há muitos anos ajudando Rafael (Eduardo Moscovis) no cultivo e venda de rosas.

    Depois de seus sobrinhos Crispim e Mirna ficarem órfãos, Bernardo levou os dois para morar com ele no sítio e trabalhar na propriedade de Rafael. Ingênuo e boa gente, ele gosta da natureza e tem o maior carinho no cultivo das flores.

    O veterano ainda implica com Crispim, já que deseja que o sobrinho estude e arrume uma boa moça para namorar, casar e ter família. Mesmo desaprovando a rigidez com que Crispim mantém Mirna, ele se diverte com as situações entre os dois.

    O que aconteceu com Emiliano Queiroz, o tio Nardo de Alma Gêmea?

    Com uma longa carreira na TV, no cinema e no teatro, Emiliano iniciou sua trajetória na televisão na novela Eu Amo Esse Homem (1964), da extinta TV Paulista. No ano seguinte, participou de Ilusões Perdidas, a primeira novela da Globo.

    O veterano esteve em inúmeras produções ao longo de sua carreira de 70 anos na televisão. Esteve em sucessos como Véu de Noiva (1969), Irmãos Coragem (1970), Selva de Pedra (1972), Pecado Capital (1975), Pai Herói (1979), Ti Ti Ti (1985), Que Rei Sou Eu? (1989), Rainha da Sucata (1990), A Próxima Vítima (1995), Chocolate com Pimenta (2003), entre outras.

    No entanto, ficou marcado pelo personagem Dirceu Borboleta, braço direito do prefeito corrupto Odorico Paraguaçu (Paulo Gracindo) em O Bem Amado (1973).

    Depois de participar de Alma Gêmea, em 2005, ele esteve em várias novelas, como Eterna Magia (2007), Passione (2010), Morde & Assopra (2011), Meu Pedacinho de Chão (2014), entre outras novelas e séries.

    O último trabalho de Emiliano com papel fixo em uma novela foi em Espelho da Vida (2018).

    Por onde anda Emiliano Queiroz, o tio Nardo de Alma Gêmea?

    No ano passado, Emiliano Queiroz passou por um sério problema de saúde e foi internado com pneumonia em uma clínica na zona sul do Rio de Janeiro.

    A internação do artista na unidade de saúde aconteceu no dia 18 de agosto de 2023. Por causa da doença, ele precisou permanecer sob cuidados médicos durante 19 dias.

    Ele deixou a internação no dia 05 de setembro e terminou de se recuperar em casa.

    Como está Emiliano Queiroz atualmente?

    Nos últimos anos, Emiliano Queiroz fez apenas participações especiais nas novelas da Globo, como no remake de Éramos Seis (2019) e em Além da Ilusão (2022). Desde então, não apareceu mais na TV.

    O ator mantém um perfil no Instagram em que compartilha alguns momentos. No fim do ano passado, ele chegou a relembrar a época das gravações de Alma Gêmea.

    “Todo dia, é dia de relembrar essa grande teledramaturgia, Alma Gêmea. Com meus queridos parceiros de cena Emilio Orciollo Netto e Fernanda Souza”, escreveu ele.

    Em entrevista ao site Heloisa Tolipan em 2022, Emiliano, que está atualmente com 88 anos, contou que pretende continuar trabalhando.

    “Conversando com o diretor Fred Mayrink, eu falei: ‘Tenho que trabalhar antes de perder a validade’. Sei que já não posso fazer como na época de ‘O Bem-Amado!’ (…) A gente gravava 40 cenas em um dia”, declarou ele.

    “Aí a gente vai tendo noção do finito. Ouvi uma frase da Fernanda Montenegro: ‘Agora, tudo que eu faço é como se fosse uma despedida’. E é verdade, não dá para achar que ainda vou fazer isso ou aquilo. Mas o que vier, vai ser muito bem recebido”, completou.

    Fora da TV, Emiliano continua trabalhando. Em 2023, ele gravou o filme Avenida Beira-Mar, que conta com nomes como Andréa Beltrão e Isabel Teixeira no elenco.

    Share.